quinta-feira, 4 de outubro de 2012

GRUPO DE PESQUISA EM PRODUÇÃO E ENSINO DO TEXTO


APRESENTAÇÃO

O Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) congrega pesquisadores que investigam as práticas de produção e ensino de texto em contextos diversos de uso, e que assumem o dialogismo como princípio, como base teórica macro, filiando-se a uma concepção sócio-interacionista da linguagem advinda do que se costumou chamar Círculo de Bakhtin, cujos principais nomes são os dos pesquisadores russos Bakhtin, Medvedev e Voloshinov. Além de apresentarem uma concepção interacionista bakhtiniana da linguagem como fundamento, as pesquisas aqui produzidas se ancoram, ainda, em outras teorias de texto e de discurso, para focalizarem os seus objetos específicos. Encontram-se, assim, no GPET: (i) diferentes perspectivas teóricas de texto e discurso que comungam, entre si, do pressuposto de que a linguagem é constitutivamente dialógica; e (ii) diferentes estudiosos que investigam, conjuntamente, os processos de produção e ensino de texto. Formado por pesquisadores, colaboradores, estudantes e técnico da UERN e de outras IES, o GPET se configura como um grupo de pesquisa pensado, em sua gênese, com o objetivo de estimular, induzir, reproduzir e produzir conhecimentos sobre produção e ensino de texto. E, para isso, o GPET mantém uma estreita articulação com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UERN, com a linha de pesquisa Texto, ensino e construção de sentidos, e se vincula, também, ao Departamento de Letras do CAMEAM/UERN. Os estudos do grupo buscam contribuir para o fortalecimento da educação básica e superior no trabalho com a produção e ensino de texto, e para uma maior compreensão e interpretação dos processos de construção de sentidos nos diversos gêneros textuais/discursivos que circulam em diferentes campos de comunicação humana. O GPET é também o reponsável pela organização, edição e publicação da REVISTA DIÁLOGO DAS LETRAS (disponível em http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/index), periódico científico com circulação semestral. 


LINHAS DE PESQUISA

Estudos da produção, organização e funcionalidade do texto

Investigam-se as práticas de produção e ensino de texto em contextos diversos, sob a ótica de diferentes teorias, considerando a especificidade de cada gênero textual/discursivo estudado e a organização e a funcionalidade do texto.

Estudos de processos argumentativos

Investiga-se o caráter argumentativo da linguagem nos processos de produção e ensino de texto, com ênfase nos componentes retóricos (ethos, pathos e logos), considerando a especificidade dos gêneros textuais/discursivos e as condições de produção dos discursos, sob a ótica de teorias que reflitam sobre a argumentação na língua e/ou no discurso.

Um comentário:

  1. Quero parabenizar toda essa equipe por esse trabalho, sou apaixonado por línguas, e sei que esse assunto é pertinente, já que é através da língua que somos inseridos em diversos contextos, seja ele histórico, contemporâneo ou cultural. É através da língua que podemos interagir com o mundo que nos rodeia, e isso em diferentes culturas, fazendo a nossa imaginação, sentimento, ideologia, se materializar através do texto, ou fazer o texto criar vida, através do uso da linguagem oral.

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